Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha de ampliação da Justiça Restaurativa celebra dois meses no DF

Justiça Restaurativa é um método alternativo de solução de conflitos

Campanha de ampliação da Justiça Restaurativa completa dois meses no Distrito Federal, o objetivo da campanha é alcançar a mobilização de parceirias institucionais e recursos financeiros e humanos para trabalhar nos tribunais e comarcas. A Justiça Restaurativa é um novo modelo de justiça voltado para as situações prejudicadas pela existência da violência. Valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito (autor e receptor do fato, familiares e comunidade) possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos.

 

O coordenador da Justiça Restaurativa pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Leoberto Brancher, explica que a campanha tem quatro eixos: o da comunicação social para divulgação do conceito;  o que trata da mobilização institucional; o de mobilização externa; e o apoio à implementação de programas.

 

Na semana que vem haverá uma nova rodada importante da campanha e nos dias 22 a 24 de julho, haverá em Brasília, uma formação de magistrados, além de uma plenária de mobilização com o encaminhamento da próxima etapa da campanha de ampliação da Justiça Restaurativa.

 

Leoberto Brancher explica o conceito de Justiça Restaurativa. " É uma compreensão  atualizada das formas de intervenção em situações de conflitos, inclusive os mais extremos, os conflitos criminais, ela muda a perspectiva e compreensão dos problemas, trocando algumas formas tradicionais que são baseadas em culpa, perseguição e castigo, por responsabilidades, encontros e reparação do dano que são estratégicas práticas que objetivam também um maior correlacionamento das relações sociais, das relações humanas atingidas por uma violação, infração e algum delito. A ideia máxima compreendida nisso é a participação da vítima como um ator importante desse processo", diz.

 

Saiba mais sobre Justiça Restaurativa nesta entrevista ao Revista Brasília na Rádio Nacional de Brasília.

 

Ouça a entrevista completa no player acima!



Encontro discute Justiça Restaurativa

Criado em 15/07/2015 - 19:07 e atualizado em 15/07/2015 - 18:35