Campanha de ampliação da Justiça Restaurativa completa dois meses no Distrito Federal, o objetivo da campanha é alcançar a mobilização de parceirias institucionais e recursos financeiros e humanos para trabalhar nos tribunais e comarcas. A Justiça Restaurativa é um novo modelo de justiça voltado para as situações prejudicadas pela existência da violência. Valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito (autor e receptor do fato, familiares e comunidade) possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos.
O coordenador da Justiça Restaurativa pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Leoberto Brancher, explica que a campanha tem quatro eixos: o da comunicação social para divulgação do conceito; o que trata da mobilização institucional; o de mobilização externa; e o apoio à implementação de programas.
Na semana que vem haverá uma nova rodada importante da campanha e nos dias 22 a 24 de julho, haverá em Brasília, uma formação de magistrados, além de uma plenária de mobilização com o encaminhamento da próxima etapa da campanha de ampliação da Justiça Restaurativa.
Leoberto Brancher explica o conceito de Justiça Restaurativa. " É uma compreensão atualizada das formas de intervenção em situações de conflitos, inclusive os mais extremos, os conflitos criminais, ela muda a perspectiva e compreensão dos problemas, trocando algumas formas tradicionais que são baseadas em culpa, perseguição e castigo, por responsabilidades, encontros e reparação do dano que são estratégicas práticas que objetivam também um maior correlacionamento das relações sociais, das relações humanas atingidas por uma violação, infração e algum delito. A ideia máxima compreendida nisso é a participação da vítima como um ator importante desse processo", diz.
Saiba mais sobre Justiça Restaurativa nesta entrevista ao Revista Brasília na Rádio Nacional de Brasília.
Ouça a entrevista completa no player acima!
Encontro discute Justiça Restaurativa