O quadro Sem Diferença do programa Revista Brasília conversou nesta segunda-feira (31) com o novo membro do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Isaías Dias. Ele é membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade) e diretor da Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, na área de respeito às pessoas com deficiência.
O conselho tem como objetivo acompanhar e discutir o conteúdo da programação que é transmitida em todos os veículos de comunicação que fazem parte da EBC. O conselheiro diz que como empresa pública, a EBC deve ter o conteúdo programático voltado para a a diversidade das regiões do país, localidades e costumes.
Segundo ele, a perspectiva é trabalhar no sentido de que toda programação levem em consideração a questão da acessiblidade, para pessoas com deficiência, principalmente as sensorais: visual e auditiva. "O objetivo é discutir a implementação em toda programação da legenda oculta e da tela de Libras e a audiodescrição, para pessoas com deficiência visual. E não somente para pessoas com deficiência, mas também os idosos", afirma.
Para o conselheiro Isaías Dias, a questão da acessibilidade é muito importante não somente no meio físico, mas nas comunicações, e já houve avanço com a luta organizada das pessoas com deficiência e com as políticas públicas implementadas nos últimos anos, mas ainda há muito a fazer, porque a deficiência não está na pessoa mas no meio, porque o meio não se prepaprou para atender essas pessoas.
Confira as informações sobre o assunto nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.
Amazônia está representada em Conselho Curador da EBC
Representante dos empregados da EBC fala do Conselho Curador