Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bernardo Oliveira, medalhista do Pan em Tiro com Arco, fala ao Revista Brasília

O atleta ganhou o bronze nos Jogos Panamericanos de Toronto 2015, no

O Revista Brasília desta quinta-feira (20) recebeu em seus estúdios o medalhista panamericano em tiro com arco, Bernardo Oliveira. O atleta brasilisense ganhou o bronze na modalidade em equipe, nos Jogos Panamericanos de Toronto 2015. A última medalha do Brasil em tiro com arco tinha sido nos Jogos Panamericanos de Caracas, em 1983. Foram 32 anos de jejum. "Desde então o tiro com arco evoluiu muito,  temos cada vez mais arqueiros nas Américas,  vários países estão se desenvolvendo no tiro com arco, então, a dificuldade aumentou bastante, por isso que essa medalha representou tanto pra gente", explica.

 

Integraram a equipe vencedora do bronze, além de Bernardo Oliveira, os atletas Daniel Xavier de Minas Gerais, que particiou dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012; e Marcos Vinicius d'Almeida, do Rio de Janeiro. Bernardo conta que as emoções começaram nas eliminatórias para os jogos, e que já foi considerada uma grande vitória terem conseguido classificar os três atletas.

 

Bernardo Oliveira conta que agora os esforços estão voltados para as Olimpíadas Rio 2016:  "os jogos olímpicos são uma oportunidade única na vida de qualquer atleta, e essa vai ser ainda mais, porque é em casa", explica. E conta que a meta principal é conquistar uma medalha, que é inédita para o Brasil. O processo eliminatório para chegar as Olimpíadas deve acontecer entre janeiro e junho do ano que vem, em seis competições.

 

Para o atleta brasiliense, o Distrito Federal é uma referência no tiro com arco no país, pois o centro de treinamento no Clube do Exército, no Setor de Clubes Sul, possui uma estrutura muito boa. Lá praticam outros atletas de alto nível, como Taís Carvalho, que conquistou uma medalha prata, e Luciano Resende, que levou medalha de ouro, nos Jogos Para-Panamericanos.

 

Durante a entrevista, Bernardo contou ainda um pouco da vida pessoal, e que pratica tiro com arco desde a infância, quando fez amizade com um garoto que era vizinho do técnico de Brasília e daí surgiu o interesse pelo esporte. Hoje, estudante de Engenharia Mecatrônica na Universidade de Brasília, ele conta ainda os esforços em conciliar estudos e esporte.

 

Confira a entrevista com o atleta Bernardo Oliveira, ao programa Revista Brasília, apresentado pelo jornalista Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.

 

O Revista Brasília vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h.



Time Brasil encerra Jogos Pan-Americanos de Toronto com 141 medalhas

Criado em 20/08/2015 - 15:54 e atualizado em 21/08/2015 - 10:33