Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Golpe dos boletos falsos: saiba quais cuidados tomar

O que fazer se cair no golpe?

O golpe dos boletos falsos é conhecido, mas ainda pega muita gente. Ao receber um boleto como reconhecer se é falso ou verdadeiro? Quais cuidados tomar para não cair no golpe? Quem responde essas dúvidas é o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), Geraldo Tardin.

 

Ele explica que esse golpe é bem comum e tem se sofisticado. Existem dois tipos de procedimentos: o primeiro, o consumidor recebe um email do falso credor, que vem sempre junto com alguma pressão, ou multa ou protesto ou inscrição em órgãos indevidos. O outro é a chegada de boletos indevidos na casa do consumidor.

 

O que fazer se cair no golpe? A orientação do advogado Geraldo Tardin é fazer Boletim de Ocorrência em uma delegacia de polícia. Além disso, "como alguém já teve acesso aos seus dados pessoais e bancários, pegue uma cópia do boletim de ocorrência, leve ao Serasa e ao SPC e faça uma pré-notação no seu CPF de que foi vítima de uma fraude bancária. Quando o falsário for usar novamente seus dados, vai constar o SPC/Serasa, o que vai dificultar o acesso".

 

O presidente do Ibedec cita um golpe que chamou bastante atenção porque contou com a participação de alguém que trabalhava dentro do banco onde a vítima era correntista. O consumidor foi fazer um financiamento habitacional, mas como tinha um empréstimo consignado de R$1.190, isto não permitia que ele pegasse o valor total do financiamento, porque comprometia a renda dele. Ele resolveu então pagar o valor necessário para a quitação do empréstimo, mas o boleto que foi enviado para ele, no valor de R$54 mil, veio em nome de um falsário.

 

Confira esta entrevista sobre golpes do boleto falso ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Saiba os cuidados para não cair no golpe da aposentadoria

Atualmente os golpes mais comuns são praticados por email, sms e whatsapp

Criado em 08/09/2015 - 18:30 e atualizado em 08/09/2015 - 15:17