No dia 7 de setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil, os desfiles militares ocorrem em todo país. Mas você sabe como funciona o serviço militar obrigatório? Sobre o assunto, o programa Revista Brasília conversou com o chefe da Seção de Serviço Militar da Diretoria do Servilço Militar do Exército Brasileiro, Alexandre Tavares Casali.
Ele explica que o alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino, e deve ser feito no ano em que o jovem completar 18 anos. Quando o jovem se alista, ele pode escolher a força armada em que deseja servir.
Segundo o coronel, se o jovem perder o prazo de se alistar, ele deve se apresentar à junta do Serviço Militar, para regularizar sua situação, onde pagará uma pequena multa. Ele não é considerado desertor, porque para ser desertor é preciso que o cidadão já esteja servindo a uma das três Forças Armadas, e fique ausente do trabalho por mais de oito dias.
As penalidades para quem não se alistar são: não poder tirar passaporte, carteira profissional, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino público, realizar concurso público, entre outros.
Saiba mais sobre o alistamento militar
O Revista Brasília, apresentado por Miguelzinho Martins, vai ao ar pela na Rádio Nacional de Brasília.
Exército Brasileiro realiza Ação de Cidadania em Benjamin Constant