Nesta terça-feira (13) é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta, aquele profissional que trata as lesões do corpo humano que podem ser decorrentes de traumas acidentais ou de doenças adquiridas ou genéticas. Sobre a data, o Revista Brasilia conversou com o presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Roberto Matar Cepeda.
Ele explica que a Fisioterapia é uma área da saúde que trabalha com a prevenção de doenças, promoção e recuperação de saúde, em vários níveis como: traumato-ortopédica, na saúde do trabalhador, saúde do homem e da mulher, prevenção e tratamento de coluna, na parte esportiva, nas unidades de terapia intensiva, acupuntura e saúde comunitária.
O presidente conta ainda que os fisioterapeutas atuam também nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) onde possui uma série de responsabilidades e atua evitando complicações respiratórias e cardiopulmonares, no tratamento de pneumonia, entre outras coisas.
Confira as informações sobre as especialidades do fisioterapeuta e quais cuidados na hora de contratar um profissional desta área, nesta entrevista ao programa Revista Brasília, com Solimar Luz, na Rádio Nacional de Brasília.
Fisioterapia respiratória proporciona melhor qualidade de vida
Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em campanha para doar sangue