Como manter a dieta durante as festas de fim de ano que são recheadas de boas comidas e guloseimas? Nutricionista dá dicas de como aproveitar as festas sem sair da dieta.
O nutricionista Júlio Aquino, convidado pelo Revista Brasília, diz que o primeiro passo é saber que não existe milagre, se comer vai engordar. Ele recomenda que é preciso regular a alimentação antes da ceia e antes do reveilon, é um passo importantíssimo porque o comportamento da pessoa antes da ceia, no momento em que se engaja a manter o peso faz toda a diferença.
Ele explica que o passo principal é seguir a regra básica de dormir bem e dividir as refeições em períodos regulares. O café da manhã tem que ter proteína, porque quanto mais tempo sem comer proteína, isso ajauda a quebrar a massa muscular a manhã inteira, e isto é, ficar sem proteína a manhã inteira significa perder músculo a manhã inteira.
Outra dica básica é comer de três em três horas. Se a pessoa conseguir fazer três picos de proteína, café da manhã, almoço e jantar e intercalar esses três picos de proteína com uma alimentação como frutas e pouco carboidratos, já vai fazer perder peso.
Ele recomenda sempre evitar carboidratos de noite. Isto é independente de qualquer coisa, porque o carboidrato à noite é muito prejudicial. Ele aumenta muito a liberação da insulina e esse hormônio faz com que a pessoa ganhe mais peso, principalmente a gordura abdominal.
Acompanhe as dicas do nutricionista Júlio Aquino sobre como manter a dieta mesmo durante as festas natalinas e férias, nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.
Nutricionista alerta para os riscos das dietas restritivas
Dietas malucas podem desencadear compulsão por comida