Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Distrito Federal cria centro de atendimento a população em situação de rua

O DF se torna a primeira unidade federativa a aderir à Política

Distrito Federal cria Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop, e se torna a primeira unidade federativa a aderir à Política Nacional Para População em Situação de Rua.

 

Em entrevista ao programa Revista Brasília, o gerente do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, da Secretaria do Trabalho do DF, Luan Grisólia, explicou que o objetivo do espaço é facilitar o acesso dessa população às políticas públicas, além de vincular os moradores em situação de rua aos serviços de assistência social.

 

Ele explica que o centro atende atualmente um público de 150 pessoas por dia, com serviços básicos de higienização, como banheiros, lavanderia, e são servidos 400 lanches diariamente. Eles também participam de oficinas sócio-educativas, plantação de hortas, de meio ambiente, de artes, e parceiros da sociedade civil que realizam oficinas de fotografia e de arte urbana.

 

Segundo Luan Grisólia cerca de 400 pessoas vivem nas ruas do Plano Piloto, mas ainda existem estimativas com relação aos que vêm para Brasília para trabalhar na rua, vigiando carro e outros "bicos" e acabam permacendo, mas de vez em quando voltam para suas cidades.

 

Para o gerente, o Centro Pop não incentiva a pessoa a permencer nas ruas "porque quanto mais a pessoa perde o vínculo com o trabalho e consigo mesmo, vivendo suja, quanto mais ela terá dificuldades para superar essa situação de rua e fica mais desperadora a possibilidade de intervenção do estado", analisa.

 

Acompanhe esta entrevista para saber mais sobre o funcionamento do Centro de de Referência Especializado para População em Situação de Rua, nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.



Amor faz estudante atender necessidades básicas de moradores de rua

Criado em 24/02/2016 - 16:06 e atualizado em 24/02/2016 - 13:09