Governo do DF faz parceria com o programa Jovem de Expressão contra o desemprego que preocupa os diversos setores da economia. Hoje, são 271 mil pessoas desempregadas no Distrito Federal, o que representa 16% da população economicamente ativa. Sobre o assunto, o secretário Adjunto do Trabalho do Distrito Federal, Thiago Jarjur, diz ao Revista Brasília que este cenário preocupante ocorre em nível nacional e todos os esforços estão sendo feitos para conter esse índice que está subindo.
Segundo o secretário, estão sendo feitas parcerias importantes para reverter este quadro. Há um índice grande de desemprego na faixa etária da juventude, mas tem aumentado também o desemprego na faixa etária que corresponde a chefes de família, ou seja, as mais variadas faixas etárias. Por isto, o governo do Distrito Federal está fazendo uma parceria com o programa Jovem de Expressão por onde já passaram mais de três mil e 500 jovens, uma espécie de incubadora, onde há oficinas de fotografia, de programação de informática e muitos jovens se formam ali.
O Jovem de Expressão é um programa que já existe há alguns anos, na Praça do Cidadão, em Ceilândia, que está inserido no projeto RUAS, que é Rede Urbana de Ações Socioculturais, "que cuida muito de jovens daquela região, induzindo-os a empreenderem, capacitando-os, e tirando-os da vulnerabilidade", diz Thiago Jarjur. Portanto, o gerente da Agência do Trabalhador já está treinando uma pessoa do programa Jovem de Expressão, para fazer uma triagem e o cadastro de emprego da Agência será disponibilizado para os jovens que são encaminhados de acordo com o perfil de cada um.
Confira as informações sobre as parcerias do governo do DF com o programa Jovem de Expressão para combater o desemprego, nesta entrevista ao Revista Brasília, com Miguelzinho Martins, na Rádio Nacional de Brasília.