Nesta segunda- feira (19), o Revista Brasília falou sobre a escassez de água no Distrito Federal (DF). Sobre o assunto, o programa conversou com o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal ( Adasa-DF), Paulo Salles.
Ele explica que neste final de semana, o DF registrou o menor nível do reservatório da Barragem do Rio Descoberto: "que sozinho abastece cerca de 65% da população", completa.
Paulo Salles destaca que a Adasa-DF decretou estado de alerta e pede a população do DF que economize para enfrentar esse momento de falta d'água e seca, para que os reservatórios possam se reconstituir até o ano que vem.
O diretor esclarece que os racionamentos que já ocorrem são dos pequenos sistemas como o de Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, São Sebastião e Jardim Botânico. Ele conta que nesses casos as máquinas retiram água dos córregos: "diferentemente do resto do DF, que usa o sistema baseado em reservatórios", comenta. Paulo Salles disse que a Caesb é obrigada a interromper o fornecimento até que o córrego se recomponha.
Confira mais informações sobre a escassez de água no Distrito Federal na entrevista com o diretor-presidente no player acima.
Abastecimento de água no DF já foi normalizado
DF recebe recursos para gestão da água