O chefe de Cartório da Zona 33 de Valparaízo de Goiás, Alberto Peres Brambila, em entrevista ao Revista Brasília, nesta terça-feira (27), disse que é comum a migração de eleitores do Entorno para o Distrito Federal, porque os eleitores da região trabalham em Brasília e podem ter a opção de domicílio eleitoral na residência ou no local de trabalho.
"Então, a cada dois anos, tem um movimento acima dos demais locais em relação a essa movimentação de eleitores." Mas ele disse também que isto não é considerado uma fraude eleitoral: "desde que o eleitor, no ato da sua transferência, comprove que tem o vínculo com o município para onde ele está transferindo, ou seja, o vínculo patrimonial, o vínculo domiciliar ou o vínculo profissional. Não há nenhum irregularidade nesta transferência", explica.
Os eleitores do Entorno do DF podem buscar informações no site do TRE-GO, www.tre-go.jus.br, selecionar o município que deseja e consultar os locais de votação. Podem também procurar os Cartórios Eleitorais que ficam abertos das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 14h às 19h, nos sábado e domingos.
Saiba mais no player acima.