No Distrito Federal, a Ouvidoria Geral é responsável por coordenar a rede de ouvidorias que é composta por 82 ouvidorias, passando normativas, instruções e quando o cidadão se sente prejudicado, até mesmo por um serviço da própria ouvidoria, ele pode recorrer à Ouvidoria Geral como segunda instância.
O Revista Brasília entrevistou o ouvidor geral do DF, José dos Reis Oliveira, diz que a novidade do sistema integrado é que o cidadão passa a registrar suas manifestações de forma muito mais fácil, porque o sistema de navegabilidade está mais direta. No sistema antigo, até finalizar a manifestação, o cidadão passava por várias telas, e para cada manifestação, ele fazia um novo cadastro e recebia uma nova senha.
Agora, com o CPF e apenas uma senha, o cidadão acessa todas as suas reclamação na mesma tela e pode acompanhar cada uma e o sistema ainda envia um email quando a solicitação é tramitada dentros dos órgãos públicos.
Para saber mais sobre o novo sistema de atendimento da Ouvidoria Geral do Governo do DF, clique no player acima.