Projeto de extensão do Hospital Universitário de Brasília (HUB) desenvolve programa com o objetivo de melhorar a saúde bucal de gestantes. Sobre o assunto, o Revista Brasil conversou com a professora de odontologia e idealizadora do projeto de extensão do HUB que trabalha com mães e bebês, Simone Otero.
Ela explica que a gestante chega ao hospital e faz uma radiografia panorâmica e depois um exame físico bucal, para elaboração de um plano de tratamento, além das instruções de dieta e higiene. A professora comenta a importância desta triagem: "geralmente, nesta época, elas estão bem mais aptas, disponíveis para assimilar essas informações", diz.
Simone Otero destaca que o projeto é ligado à Universidade de Brasília (UnB), ao departamento de Odontologia: "especificamente tocado pela disciplina de Odontopediatria e já está funcionando desde 2006", completa.
Ela alerta que para participar, as gestante devem estar inseridas no programa de Pré-Natal do HUB, inclusive o parto deve estar agendado para o HUB.
Ouça as informações na íntegra no player acima.
Alimentação saudável para gestantes
Parto humanizado respeita a escolha da gestante