Nesta segunda -feira (21) é comemorado o Dia Nacional da Homeopatia. Sobre o assunto, o programa conversou com o presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira e coordenador científico do Curso de Especialização em Homeopatia da Associação Paulista de Medicina, Ariovaldo Ribeiro Filho.
Ele explica que a homeopatia é uma terapêutica do campo médico, onde o profissional é formado em medicina, com especialização em medicamentos homeopáticos, nas áreas de clínica geral, veterinária, farmácia e cirurgia dentária. Desde 2006, o Sistema Único de Saúde (SUS) adotou a medicina homeopática, acessível a população em geral.
Ariovaldo Ribeiro esclarece que o medicamento homeopático é uma substância bastante diluída, por meio do processo de dinamização, sendo utilizado em doses mínimas, que estimula uma reação do organismo à enfermidade.
O presidente comenta que a consulta homeopática leva em consideração o indivíduo na sua particularidade: "a gente leva em consideração também o doente, não só os sintomas das doenças, mas os sintomas do doente, para poder escolher o medicamento mais adequado para aquele paciente", explica o médico.
Ouça a entrevista no player acima.
A homeopatia nas epidemias e endemias
Tema Livre debate funcionalidade da homeopatia