O presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB), Dr. Luiz Darcy Siqueira, conversou com Dylan Araújo, no Revista Rio, sobre a presença da homepatia no combate ao novo coronavírus.
"Em princípio, a terapêutica homeopática deve ser individualizada, para cada paciente, de acordo com suas características", informa Dr. Darcy. Mas, em tempos de epidemias e pandemias, existe uma outra abordagem da homeopatia, que foca no estudo preliminar de sintomas e consequentes medicamentos prevalentes, formando um "gênio epidêmico" da covid-19. "A partir desses medicamentos nós começamos a tratar das pessoas", diz.
Ele também chamou a atenção para a automedicação. "A gente tem que ter muito cuidado com a automedicação, com receitas vinculadas às mídias sociais, sem nenhuma resonsabilidade médica por trás, porque nós estamos sujeitos ao código de ética e ao Conselho Federal de Medicina, então a gente tem que ter todo esse cuidado na prescrição de medicamentos aos pacientes", relata o presidente da AMHB, como algo que precisa ser evitado.
Ouça a entrevista clicando no player!