Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reta final para entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2020

Confira dicas, novidades e informações para ficar em dia com a Receita Federal

Revista Rio

No AR em 21/06/2020 - 16:18

Em entrevista a Dylan Araujo, no programa Revista Rio, Samir Nehme, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), esclareceu as principais dúvidas e comentou sobre a aproximação do prazo final para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2020 (DIRPF), que termina no dia 30 de junho.

O prazo foi prorrogado devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (a data original da entrega era até o dia 30 de abril).

A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74, podendo chegar até a 20% do imposto devido. Deve declarar o IR neste ano quem recebeu rendimentos tributáveis acima de  R$ 28.559,70  em 2019.

Uma das novidades neste ano de pandemia é que os contribuintes têm a possibilidade de doar até 3% do imposto devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA) e Fundos do Idoso, que destinam a verba para instituições sociais.  A doação é feita no próprio programa da Receita Federal, durante o preenchimento da declaração. Para isso, basta acessar a ficha Doações Diretamente na Declaração e escolher a instituição desejada. Ao fazer esta ação, fica garantido que parte do imposto de renda que será pago pelo contribuinte ao Fisco será destinado ao programa social beneficiado.

"Lembrando que, o valor da doação que você fizer, vai ser abatido do seu imposto a pagar à Receita Federal", explica Samir, ressaltando que não há desembolso extra para o contribuinte e que no momento da doação, é possível escolher a instituição que será contemplada.

 

Confira essas e outras informações e dicas na entrevista. Basta clicar no player!

Criado em 21/06/2020 - 16:47

Mais do programa