Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival Moacir Santos - lives acontecem de 19 a 26 de julho

Andrea Ernest Dias, idealizadora do evento, fala das atrações que reúnem músicos, poetas e estudiosos do Brasil e dos EUA

Revista Rio

No AR em 17/07/2020 - 22:39

O Festival Moacir Santos Edição Especial 2020 acontece entre os dias 19 e 26 de julho, semana em que se comemora o aniversário do artista, com transmissão ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook, sempre a partir das 20 horas. O evento reúne músicos e poetas consagrados e estudiosos do Brasil e dos Estados Unidos como Nei Lopes, Letieres Leite, Carlos Negreiros, Zé Nogueira, Mario Adnet, Samara Líbano, Lucas Bonetti, Quartabê, Sergio Gaia, Alexandre Rodrigues, Paul Smith, Salgado Maranhão, Chico Batera, Lula Galvão, Marcos Nimrichter e Lourenço Vasconcellos, que participarão do palco virtual do festival para homenagear a genialidade do pernambucano Moacir Santos.

 

Idealizadora do festival, Andrea Ernest Dias, que além de flautista, escreveu a tese de doutorado, que se tornou livro, "Moacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro", conversou com Dylan Araujo sobre a edição especial do evento, que começa no domingo (19).

 

Moacir Santos, compositor, arranjador, saxofonista, multi-instrumentista, vocalista e professor de grandes nomes da música brasileira que, antes de fazer carreira, e se consagrar no meio jazzístico, nos EUA, trabalhou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro como maestro e saxofonista. "O Moacir tem uma relação muito grande com a Rádio Nacional, ele foi maestro e arranjador, nos anos 50 e 60, antes de sua ida para os Estados Unidos", conta ela durante a entrevista.

 

Com duas edições realizadas em 2013 e 2014, nas cidades de Recife, Rio de Janeiro e Brasília, patrocinadas pelo BNDES e pelo Centro Cultural Banco do Brasil, o Festival Moacir Santos, em 2020, em tempos de pandemia, é realizado de forma voluntária por todos os participantes. A ideia é manter o trabalho de atualização e divulgação dos conhecimentos da obra de Moacir Santos com o público, de forma segura e sem risco de contágio pela Covid-19. "A ideia era conjugar artistas dos Estados Unidos e aqui do Brasil, em princípio, todos que tiveram relações de afetividade ou profissionais com o Moacir, em algum momento de sua vida", conta ela sobre o principal objetivo de todas as edições do festival.

 

Parceira do projeto, a Escola de Música da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense (AMC Escola de Música) colabora com suas peças de campanha pela educação e conscientização política de jovens por meio da cultura musical brasileira, visando também arrecadar fundos para a manutenção deste projeto social, a partir da divulgação de suas atividades durante o festival. O festival abre com a participação da violonista e professora da AMC Escola de Música, Samara Líbano, com ela sendo a única proposta exclusivamente musical do evento, "porque a gente não pode se reunir para fazer show e não tem condição de montar uma estrutura pra concerto, pra shows, com som e público", lamenta Andrea. Samara abre o festival e a palestra de Nei Lopes, "que é o grande poeta brasileiro, escritor, africanista, autor de inúmeros livros sobre a herança afrobrasileira e que foi o parceiro do Moacir no projeto Ouro Negro, então ele vai falar pra nós sobre a sua poesia e como ele trouxe, de alguma forma, como ele resgatou o Moacir para o mundo mítico afrobrasileiro", conta ela.

 

A entrevista pode ser ouvida na íntegra clicando no player!

 

Programação

 

19 JUL, domingo, 20 horas
A poesia afro-brasileira de Nei Lopes na música de Moacir Santos
Com Nei Lopes
Abertura: Samara Líbano, violão de 7 cordas
Mediação: Andrea Ernest Dias

 

20 JUL, segunda, 20 horas
Ouro Negro, 19 anos: histórias, produção, bastidores e desdobramentos
Com Zé Nogueira e Mario Adnet
Mediação: Andrea Ernest Dias

21 JUL, terça, 20 horas
Orquestrações afro-brasileiras
Com Carlos Negreiros e Letieres Leite
Mediação: Andrea Ernest Dias

 

22 JUL, quarta, 20 horas
Trilhas sonoras de Moacir Santos para o cinema
Com Lucas Bonetti
Mediação: Andrea Ernest Dias

 

23 JUL, quinta, 20 horas
Inovação e experiências com a música de Moacir Santos
Com Quartabê
Mediação: Andrea Ernest Dias


24 JUL, sexta, 20 horas
Pernambuco musical
Com Alexandre Rodrigues e Sergio Gaia
Mediação: Andrea Ernest Dias

 

25 JUL, sábado, 20 horas
Lançamento do CD Songs of Paul & Sheila Smith - Rio
Com Paul Smith, Salgado Maranhão, Chico Batera, Lula Galvão, Marcos Nimrichter e Lourenço Vasconcellos
Mediação: Andrea Ernest Dias

 

26 JUL, domingo, a partir das 10 horas
Palco aberto virtual - mostra de vídeos musicais
Ficha técnica
>> Para o envio de vídeos para o Palco aberto virtual, o endereço é festivalmoacirsantos@gmail.com

 

SERVIÇO:


Festival Moacir Santos Edição Especial 2020
Período: 19 a 26 de julho de 2020, sempre às 20h
YouTube e Facebook

Criado em 18/07/2020 - 00:04

Mais do programa