Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Ponta da Língua: entenda as principais mudanças do Novo Acordo Ortográfico

Clarisse Mattos volta a fala sobre o tratado que buscou unificar a língua portuguesa e até hoje gera muitas dúvidas

Revista Rio

No AR em 14/07/2020 - 18:06

Explorar dúvidas e curiosidades existentes na Língua Portuguesa: este é o objetivo do quadro Na Ponta da Língua. Um bate-papo do âncora Dylan Araújo, com Clarisse Mattos, revisora e fundadora da Reta Final, empresa de revisão de textos acadêmicos.

Nesta edição do quadro, Clarisse continua a reflexão da coluna anterior, sobre as principais mudanças e dúvidas em relação ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que não é tão novo assim, já que foi assinado em 1990, passando a valer em 2016.

Entre os destaques, a inclusão de três letras ao nosso alfabeto: "k", "w" e "y". Mudança que muita gente não percebeu, já que "na prática, essas letras já eram usadas para nomes próprios e para siglas e, com o acordo, essas letras continuam sendo usadas só nesses casos especiais", informa Clarisse. A diferença é que "k", "w" e "y", agora, são reconhecidas como parte integrante do nosso alfabeto.

Ainda, Clarisse fala sobre o uso da trema, quase extinto. E a acentuação nos ditongos abertos, nas palavras que contém "éu", como em "chapéu", ou "ói", em "herói". Mas em outros casos perderam o acento, como nas palavras "assembleia" e "jiboia". Ouça esta edição do Na Ponta da Língua clicando no player e saiba outros detalhes, dicas e informações, como palavras que podem ser escritas de duas formas, em países diferentes, dependendo da sua pronúncia.

O Na Ponta da Língua é transmitido no programa Revista Rio todas as terças-feiras, entre 11h e meio-dia.

Criado em 14/07/2020 - 19:39

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa