Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quais são os desafios do Rio após afastamento do governador?

Cientista político reflete sobre o cenário e os desafios do estado do Rio de Janeiro com o afastamento e a possibilidade de impeachment do governador

Revista Rio

No AR em 31/08/2020 - 13:09

Em entrevista a Dylan Araujo, no programa Revista Rio, Michael Mohallem, professor de Direitos Humanos e de Processo Legislativo, e coordenador do Centro de Justiça e Sociedade (CJUS) da FGV Direito Rio, falou sobre os desafios do governo do estado do Rio de Janeiro, com o afastamento do governador Wilson Witzel.

Ouça a entrevista com o professor Michael Mohallem, da FGV Direito Rio, na íntegra, no player abaixo:


A defesa de Wilson Witzel recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar retomar o cargo, pedindo, neste fim de semana, a cassação da liminar que determinou o afastamento. E também deve voltar a trabalhar para impedir o avanço do processo de impeachment, retomado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Enquanto isso, o governador em exercício, Claudio Castro, deve tratar como prioridades o combate à pandemia, a renovação do regime de recuperação fiscal, a segurança pública e o tema da retomada das aulas, na rede estadual.

Sobre os citados desafios do governador em exercício, para o professor Michael, a situação é de absoluta crise.

 

"Se já é desafiador lidar com todos esses problemas em um período de normalidade, o que dizer de um momento em que há uma crise excepcional, derivada de uma acusação de corrupção, que levou ao afastamento e à suspensão das funções públicas do governador, e à chegada, de forma interina, do vice-governador no exercício do governo", ponderou.

 

Durante a conversa também foram tratados temas como a diferenciação do afastamento e do processo de impeachment sofrido pelo governador, além de questões políticas que estão em jogo dentro da Alerj.

Criado em 31/08/2020 - 13:28

Mais do programa