Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda os efeitos da pandemia de covid-19 e desafios na educação no Brasil

Especialista da ONG Todos Pela Educação fala sobre o impacto financeiro que pode comprometer a entrega de serviços educacionais no Brasil

Revista Rio

No AR em 24/08/2020 - 21:21

Felipe Poyares, assessor de relações governamentais da ONG Todos Pela Educação, conversou com Dylan Araujo, no programa Revista Rio. O tema da conversa foi o levantamento de dados, realizado pela instituição, que analisa o provável impacto na rede pública de educação, causado pela perda de recursos oriundos de tributos vinculados à manutenção e desenvolvimento do ensino, em 2020, em decorrência do cenário de crise econômica.

A queda prevista na arrecadação de recursos que financiam a educação pública, estadual e municipal, está estimada entre R$24 e R$58 bilhões. "Isso é muito grave!", diz Felipe, ao listar as dificuldades enfrentadas pelo setor, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. "Primeiro, você tem os gastos previstos pra esse ano, que muitos já vão ter dificuldade, muitas redes, em outubro, terão dificuldade para pagar salários", diz ele, incluindo os gastos adicionais ocasionados gerados pela pandemia, além da possibilidade de redução de recursos para o Ministério de Educação.

O planejamento de recursos que serão destinados ao Ministério da Educação (MEC), assunto que está em discussão no Congresso, também foi abordado entrevista, assim como a execução orçamentária do MEC, tema de estudo que será publicado pela instituição, no final de agosto.

Ouça a entrevista na íntegra clicando no player!

Criado em 24/08/2020 - 22:21

Mais do programa