Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quais são as implicações da retirada de alunos da escola durante a pandemia?

Especialista analisa a situação e fala sobre as possíveis consequências do cancelamento das matrículas escolares

Revista Rio

No AR em 17/08/2020 - 16:53

Em entrevista a Dylan Araujo, no programa Revista Rio, a advogada Cátia Vita, especialista em Direito de Família e Direito do Consumidor, falou sobre um questionamento cada vez mais comum durante a pandemia, que é a permanência das crianças na escola. Seja por questões financeiras, o medo de contaminação ou pela insatisfação com as aulas virtuais, algumas famílias vêm refletindo sobre o assunto ou mesmo tomando a atitude de cancelar a matrícula escolar.

Ouça no player abaixo:


A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, número 9.394, de 1996, em seu artigo quarto, diz, entre outras informações, que a educação básica é obrigatória entre os quatro e os 17 anos de idade. E no artigo sexto, que "É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade". Portanto, há implicações legais em retirar as crianças da escola, mesmo durante uma pandemia.

Para Cátia, não há como alegar que o serviço não está sendo prestado, já que na rede privada, principalmente, as aulas estão ocorrendo pela internet. "Não pode tirar os filhos da escola", alerta ela durante a entrevista. A alternativa, se a questão for financeira, é buscar uma vaga na rede pública. Lembrando que nenhum estudante pode ser constrangido ou prejudicado por estar em situação de inadimplência.

A sugestão dela é que se busque um acordo, que os responsáveis entrem em contato com as escolas para viabilizar uma solução.

 

"A gente ainda está vivendo uma insegurança jurídica pra saber o que é o certo e o que é o errado", disse a advogada sobre os possíveis descontos garantidos pelas instituições de ensino.

 

Criado em 17/08/2020 - 17:35

Mais do programa