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Professora ou tia? Na Ponta da Língua avalia forma de chamar educadores

Para Clarisse Mattos, é importante repensar o uso linguístico da palavra "tia" ou "tio" ao se referir a professoras e professores

Revista Rio

No AR em 29/09/2020 - 11:15

Nesta edição do quadro Na Ponta da Língua, Clarisse Mattos, idealizadora da Reta Final, empresa de revisão de textos acadêmicos, falou sobre as implicações linguísticas do costume, principalmente na infância, de os alunos chamarem os professores de "tia" ou "tio".

A escolha entre as palavras "professora" ou "tia" envolve algumas questões, como a deturpação da identidade dos educadores e do que os mesmos representam, já que "tios" são parentes.

 

"A professora estuda muito até chegar à sala de aula, ela não estuda como ser tia", afirma Clarisse.

 

Professores estudam didática, processos cognitivos, psicologia etc. "A gente tem uma ideia muito errada de que dar aula para criança é uma tarefa fácil", diz. Os desafios dos professores da educação infantil não vêm apenas do cansaço ao lidar com a energia dos pequenos, algo que ajuda a reforçar uma desvalorização e a baixa remuneração, geralmente ainda menor do que a dos professores que lecionam para alunos mais velhos.

Clarisse lembra que para dar aulas para crianças, professores estudam e se dedicam tanto quanto qualquer outro profissional da Educação, ou até mais, e que é possível criar uma relação de carinho entre alunos e professores sem que seja necessário chamar estes de "tios".

Ouça esta edição do Na Ponta da Língua clicando no player:

Criado em 29/09/2020 - 17:53

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