Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista fala sobre aumento no consumo de álcool entre jovens na pandemia

Ouça entrevista que foi ao ar no Revista Rio nesta quarta-feira (20)

Revista Rio

No AR em 20/01/2021 - 12:25

Uma pesquisa canadense aponta o aumento do consumo de álcool entre jovens durante o período de pandemia e isolamento social. Um dos fatores é o incentivo ou a companhia dos pais para a ingestão de bebida alcoólica em casa.

Dylan Araújo conversou sobre o assunto no Revista Rio desta quarta-feira (20) com o psiquiatra e coordenador do Núcleo de Álcool e Drogas do Hospital Sírio-Libanês, Arthur Guerra.

Confira no player acima.

Papel dos pais

Segundo o psiquiatra, os pais têm papel de fiscalizar, educar e dar exemplo aos filhos. É importante que deem exemplo de uma relação saudável com o álcool.

Mudança de padrão

Arthur mencionou uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e publicada em maio de 2020, que mostrou um aumento na população em geral em relação ao consumo alcoólico na pandemia. Houve uma mudança de padrão: quem consumia apenas no fim de semana, passou a ingerir bebida alcóolica durante a semana.

Estresse, ansiedade e medo, além de happy hour virtuais, contribuíram para esse novo comportamento.

Jovens e álcool

O psiquiatra refletiu sobre o consumo de álcool em adolescentes. A busca pela bebida pode ocorrer para se autoafirmar e passar a ideia de um comportamento de adulto.

Ele reforçou ainda que o consumo de bebidas deixa a pessoa mais exposta ao coronavírus.

 

Criado em 20/01/2021 - 12:32

Mais do programa