O Sala de Concerto recebe o pianista Daniel Sanches - um dos destaques do cenário musical brasileiro. Pianista da Escola de Música da UFRJ, Sanches é mestre em Performance Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música, onde também concluiu a pós-graduação no curso de especialização em Pedagogia do Piano. Mantém as atividades acadêmicas em Portugal como pesquisador do doutorado em Artes Musicais da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Investigação de Sociologia e Estética de Musical (CESEM).
Daniel Sanches já se apresentou como solista com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica Jovem de Campos e Orquestra do Programa Prelúdio da TV Cultura, Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, dentre outras. Atuou sob regência de Modesto Flávio, Osvaldo Colarusso, Luis Maurício Carneiro, Julio Medaglia, Anderson Alves e Edilson Venturelli.
![Pianista Daniel Sanches/Foto: Carlos Galvão/Divulgação Pianista Daniel Sanches](https://imagens.ebc.com.br/UTOTHY34tiGVyT5GualS2oOZYK8=/365x0/smart/https://radios.ebc.com.br/sites/default/files/thumbnails/image/foto_ds_-_creditos_carlos_galvao_img_7645.jpg)
No teatro musical, o músico atuou como diretor musical assistente e pianista na peça Forrobodó, um choro na cidade nova, Bilac vê estrelas e Uma aventura chamada Brasil. Em 2016, Sanches lançou Carioca, álbum totalmente dedicado à música brasileira de concerto. Em 2020 produziu em Portugal o álbum Canto da Saudade, com o barítono Pedro Miguel Nunes.
No programa desta edição do Sala de Concerto, obras de Alberto Nepomuceno, Ernesto Nazareth e Heitor Villa-Lobos.
PROGRAMA
Edino Krieger (1928)
Nina (3’)
Alberto Nepomuceno (1864 – 1920)
Suíte Antiga Op. 11 (17’)
I. Prelude
II. Menuet
III. Air
IV. Rigaudon
D. Pedro I (1798-1834)
Quadrilhas
Ernesto Nazareth (1863-1934)
Batuque (4’12’’)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Valsa da Dor (5’)
Edmundo Villani-Côrtes (1930)
Luz (5’28’’)
Liliane Secco (1969)
Flor de Lótus (3’)
Edino Krieger (1928)
Sonatina (7’)
I. Moderato
II. Allegro