Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dicas de Saúde com a médica nutróloga Alice Amaral

Referências globais de sódio da OMS para diferentes categorias de alimentos

Sintonia Rio

No AR em 31/05/2021 - 20:00

Em sua participação quinzenal, nesta segunda-feira (31), no programa Sintonia Nacional, Alice Amaral, médica nutróloga, especialista em nutrologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), conversou com Glaucia Araujo sobre um guia lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com as referências globais de sódio para as diferentes categorias de alimentos. O objetivo é reduzir a ingestão de sal pela população, já que maioria das pessoas consome o dobro dos 5g de sal recomendados pela organização, gerando maior risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (derrames), que matam a cada ano cerca de 3 milhões de pessoas.

Deixando de considerar o exagero do consumo de sal, Alice Amaral lembra da importância da substância: "ele é importante pra nossa saúde, participa de funções básicas, como o equilíbrio de água no organismo, os impulsos nervosos, a contração muscular, o ritmo cardíaco. E se a gente tiver uma carência desse sódio, isso pode causar fraqueza muscular, desidratação, cefaléia, que é a dor de cabeça e até arritmia cardíaca", ensina ela.

Durante a conversa, a especialista dá diversas dicas de como as pessoas podem fazer para consumir menos sal, como no tomate e na batata frita.

Entre os malefícios do excesso de sal no organismo estão a pressão alta, o risco de doenças cardiovasculares, insuficiência renal, cálculo biliar, alteração no paladar, edema e o câncer de estômago.

Ouça a entrevista na íntegra no player acima.

Tags:  Sódio OMS

Criado em 31/05/2021 - 18:18

Mais do programa