Em sua participação semanal (todas as terças-feiras, às 17h10, agora também em FM 87,1), no programa Sintonia Nacional, o jornalista, sambista, compositor e apresentador Rubem Confete comentou sobre o lançamento do disco "Yo Te Amo", de Tim Maia, cuja gravação feita há 51 anos só foi feita agora por seu filho, Carmelo Maia.
Confete conheceu Tim Maia e, durante o papo com Glaucia Araujo, lembrou com carinho tanto da qualidade do trabalho do músico, quanto da época em que tinha o apelido de "Tião Marmita" antes de ficar famoso. É que Tim Maia entregava as marmitas que sua mãe preparava no bairro da Tijuca, nos tempos do surgimento da Jovem Guarda.
Rubem lembra de uma época em que Tim Maia não tinha muita entrada entre a turma da Tijuca: "o Erasmo Carlos era o líder, ele tentava se aproximar, mas a turma não dava muita bola pra ele não", conta.
Confete lembra também da gravação de um especial de fim de ano da TV Globo, pela comemoração dos 100 anos da abolição da escravatura, em 1988, em que ele encontrou com Tim Maia nos corredores do Teatro Fênix. Diversas personalidades e artistas negros, convocados por Martinho da Vila, participaram da gravação e Rubem Confete estava lá também.
"O Tim Maia, junto com o Jorge Ben, são os únicos jovem guarda que eu conheço", diz Rubem Confete.
Ouça no player acima essa e outras histórias com Rubem Confete. E ainda alguns trechos do "síndico" cantando em espanhol.