Em entrevista para Glaucia Araujo, no Sintonia Nacional desta sexta-feira (11), a psicóloga clínica, Patrícia Campos Christo, falou sobre os desafios mentais no enfrentamento às condições impostas pela pandemia do coronavírus.
A psicóloga identifica na prática o aumento do estresse e da tristeza na população durante a pandemia causada pelo coronavírus há mais de um ano em todo o mundo. Para ela todos nós fomos pegos de surpresa, imaginando que as restrições impostas pela pandemia fossem durar apenas alguns meses. "Nós todos tivemos as nossas vidas alteradas.", reflete Patrícia durante a entrevista.
Desde o ano passado, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa, as escolas, igrejas e clubes fecharam, viagens foram canceladas. "As pessoas estão muito inseguras e a sensação de cansaço mental, de exaustão mental, é um comentário e uma queixa muito grande das pessoas.", relata ela.
As dificuldades são muito grandes. É preciso desenvolver uma forma pessoal para não deixar as mudanças causarem estresse e sintomas de ansiedade, como a perda do sono.
Durante a conversa ela dá diversas dicas sobre como lidar com essa condição, sugerindo, por exemplo, um relaxamento antes de dormir e o cuidado com o excesso do uso do telefone celular.
A especialista também fala sobre o luto e os problemas causados pela impossibilidade das pessoas se despedirem dos entes amados que sucumbiram à covid-19.
Ouça toda a entrevista clicando no player.