Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisador alerta para falta de políticas públicas de prevenção a desastres

Fortes chuvas em Pernambuco chamam a atenção para a falta de preparo para eventos climáticos extremos

Sintonia Rio

No AR em 31/05/2022 - 15:44

As chuvas que atingem a região metropolitana do Recife e a Zona da Mata de Pernambuco desde o dia 23 de maio já deixaram mais de 90 mortos e 6 mil desabrigados. Essa tragédia é ocasionada pelo sistema atmosférico conhecido como “Ondas de Leste”, comum no inverno nordestino. 

Para explicar como acontece esse fenômeno e como prevenir catástrofes, Gláucia Araújo conversou com o professor do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fabrizio Listo. O docente explica que as ondas de leste são ocasionadas por frentes frias que atravessam o Atlântico. Esse fenômeno acontece anualmente, mas os impactos podem variar.

Segundo ele, existem vários atores sociais e responsabilidades para tragédias como essas. Como por exemplo: a população, a gestão pública, a pesquisa científica e a climatologia. 

Outro importante ponto que Fabrizio destaca refere-se a desigualdade e falta de planejamento urbano que faz com que áreas sejam irregularmente ocupadas pondo em risco toda a população do local. Para ele, é necessário investir em mapeamentos, gestão de risco, obras de infraestrutura, comunicação e outras medidas que busquem evitar as inundações de deslizamentos.

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Criado em 31/05/2022 - 16:00

Mais do programa