No quadro Histórias do Confete, de todas as quintas-feiras (por volta das 15h20), no programa Sintonia Nacional, Rubem Confete, relembra histórias e homenageia grandes figuras, muitas vezes grandes amigos, da música popular brasileira.
Nesta edição (25), Confete traz um pouco da história do violonista Baden Powell, que teria feito 85 anos em 6 de agosto de 2022. Nada menos do que um dos maiores violonistas de todos os tempos.
Baden Powell morreu aos 63, em 26 de setembro de 2000, no Rio de Janeiro, devido a complicações de uma pneumonia bacteriana. Durante sua vida artística, Powell foi parceiro de Billy Blanco, Geraldo Vandré, Ruy Guerra e Paulo César Pinheiro, entre outros. Tinha um estilo marcante em seu violão, combinando influências do jazz, música clássica e temas afro-brasileiros. Sua parceria mais marcante foi com o poeta Vinicius de Moraes. Com Vinicius compondo mais de 50 músicas, como "Berimbau", "Samba em Prelúdio", "Samba da Benção" e os afro-sambas "Canto de Xangô", "Lamento de Exú", "Canto de Ossanha" e vários outros. Durante sua carreira, iniciada nos anos 50, gravou mais de 50 discos.
Como diz Rubem Confete nesta coluna, "Ouçam Baden Powell"!
A coluna de Rubem Confete pode ser ouvida na íntegra clicando no player!
Ouça o Histórias do Confete sobre João Donato aqui!
Ouça Rubem Confete falando sobre Caetano Veloso aqui!