Comemorado nesta terça-feira, 25 de abril, o Dia de Combate à Alienação Parental é uma data importante para conscientizar toda a sociedade sobre os danos causados pela alienação parental e a importância da igualdade parental na criação de uma criança saudável e feliz.
Para abordar um dos temas mais delicados do direito de família, Luciana Valle conversou com a presidente da 1ª Comissão de Alienação Parental da OAB Niterói (RJ), Barbara Heliodora. A entrevistada é também vice-presidente da Comissão de Relações Familiares do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).
Segundo ela, a alienação parental se caracteriza quando algum parente tenta dificultar esse vínculo dos pais com a criança.
"A alienação parental é considerada um abuso moral, uma violência psicológica contra as crianças e adolescentes. Então, a depender da forma como essa violação é cometida, ela pode ter vários problemas emocionais que podem ser levados para a vida e até mesmo desenvolver as chamadas doenças psicossomáticas."
Barbara Heliodora cita também a cobertura da legislação para casos de vulnerabiliade em crianças especiais e pessoas idosas.
Ouça a entrevista completa no player acima.