No Sintonia Rio desta segunda-feira (29), Luciana Valle entrevistou o médico Eduardo Mastrangelo Falcão, que é especialista em dermatologia e medicina tropical. Na pauta, a psoríase, uma doença autoimune.
Segundo o especialista, a psoríase geralmente afeta a qualidade de vida dos pacientes. Muitos não conseguem se relacionar nem sair de casa porque se sentem constrangidos e envergonhados pela aparência das lesões. Trata-se de uma doença de pele crônica, não contagiosa, em que os pacientes normalmente apresentam placas vermelhas ou rosadas em áreas como os cotovelos, joelhos, mãos e couro cabeludo.
A doença afeta mais adultos do que crianças e pode acometer qualquer parte do corpo. É uma doença inflamatória, que não tem cura e pode se agravar por fatores como estresse e o uso de algumas medicações.
Eduardo aponta que pegar sol ajuda a diminuir a inflamação. Na forma mais grave da doença, os pacientes podem necessitar de tratamentos sistêmicos, com o uso de imunossupressores e medicamentos biológicos.
Ouça mais no player acima.