Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista explica como surgem as dores na cabeça do fêmur

Queixa recente do presidente Lula, problema pode ser decorrente de fatores como desgaste da cartilagem, sobrepeso, sedentarismo, entre outros

Sintonia Rio

No AR em 23/05/2023 - 15:22

No Sintonia Rio desta segunda-feira (22), Luciana Valle conversou com o médico Carlos Eduardo Franklin, chefe do setor de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) e membro do Comitê de Quadril da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) para esclarecer um problema que afeta a vida de muitos idosos, a dor na cabeça do fêmur.

Na entrevista, Carlos Eduardo esclarece as causas e fala sobre os possíveis tratamentos para uma dor que, recentemete, foi uma queixa do presidente Lula. Ao participar de um evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou de dores na cabeça do fêmur, que o impedem de jogar bola e disse que tem tomado injeções todos os dias, mas que já não sente os efeitos deste tratamento. Para o ortopedista, a dor pode ser decorrente de fatores como desgaste da cartilagem, sobrepeso, sedentarismo, fatores hormonais e congênitos, além de, no caso do presidente, sequelas de uma fratura na bacia.

Ainda segundo o especialista, o problema é mais comum em idosos, em decorrência do desgaste progressivo com a idade. Em muitos casos, a cirurgia acaba sendo a opção mais indicada, já que a cartilagem não se regenera.

Ouça mais no player acima. 

Criado em 23/05/2023 - 17:38

Mais do programa