No Sintonia Rio desta segunda-feira (22), Luciana Valle conversou com o médico Carlos Eduardo Franklin, chefe do setor de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) e membro do Comitê de Quadril da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) para esclarecer um problema que afeta a vida de muitos idosos, a dor na cabeça do fêmur.
Na entrevista, Carlos Eduardo esclarece as causas e fala sobre os possíveis tratamentos para uma dor que, recentemete, foi uma queixa do presidente Lula. Ao participar de um evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou de dores na cabeça do fêmur, que o impedem de jogar bola e disse que tem tomado injeções todos os dias, mas que já não sente os efeitos deste tratamento. Para o ortopedista, a dor pode ser decorrente de fatores como desgaste da cartilagem, sobrepeso, sedentarismo, fatores hormonais e congênitos, além de, no caso do presidente, sequelas de uma fratura na bacia.
Ainda segundo o especialista, o problema é mais comum em idosos, em decorrência do desgaste progressivo com a idade. Em muitos casos, a cirurgia acaba sendo a opção mais indicada, já que a cartilagem não se regenera.
Ouça mais no player acima.