O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (25) falou sobre uma pesquisa que identificou altos níveis de mercúrio no sangue de moradores de Santarém, no Pará, que têm como hábito frequente o consumo de peixes. A entrevistada foi a bióloga Heloísa de Moura Meneses, responsável pelo estudo na Universidade Federal do Oeste do Pará.
Segundo a bióloga, 65% dos participantes da pesquisa apresentaram mais de 10 microgramas de mercúrio por litro de sangue, acima do limite tolerável conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde. Alguns deles chegaram a apresentar 180 microgramas por litro.
Heloísa Meneses explicou que os resultados chamaram a atenção pelo fato de a região não ter garimpos, geralmente grandes responsáveis pela contaminação por mercúrio. A hipótese considerada é que os peixes da região estejam contaminados pela substância por conta de desmatamentos, queimadas e a presença de hidrelétricas.
Confira a íntegra da entrevista no player abaixo.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.