Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aedes aegypti está presente em todos os países das Américas

Segundo especialista, o crescimento das áreas urbanas é um dos fatores que vem favorecendo o desenvolvimento do mosquito, principalmente no Brasil

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 14/12/2017 - 15:26

O Tarde Nacional desta quinta-feira (14) falou sobre a situação de risco para um possível surto de dengue, zika chikungunya em diversas cidades brasileiras. O entrevistado foi médico e professor da Universidade de Brasília, Pedro Luiz Tauil.

Segundo o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti, do Ministério da Saúde, divulgado no fim de novembro, são 357 municípios brasileiros em situação de risco e outras 1.139 cidades em alerta.

Mosquito Aedes aegypti
Mosquito Aedes aegypti - FotoshopTofs/ Pixabay/ Domínio público/ CC0


Pedro Tauil explicou que nunca na nossa história tivemos tanta gente vivendo em áreas urbanas no mundo, o que favorece o desenvolvimento e a multiplicação do mosquito. Somam-se a isso as condições precárias de saneamento e habitação, a falta de uma correta coleta de lixo, a valorização pela indústria de embalagens descartáveis e o aumento do número de veículos no mundo (ainda não se sabe o que fazer com a maioria dos pneus descartados, que acabam virando reservatórios do mosquito).

Atualmente, todos os países das Américas têm registro da presença do Aedes, segundo Tauil, inclusive Chile e Canadá.

Ouça a entrevista completa no player.

 

O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 14/12/2017 - 15:53

Mais do programa