O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (4) falou sobre um estudo brasileiro que mostrou que o vírus da Zika pode ser usado como ferramenta no tratamento de tumores humanos agressivos do sistema nervoso central. A entrevistada foi a primeira autora da pesquisa e doutoranda do Centro de Estudos do Genoma Humano, Carolini Kaid.
Clique no player para ouvir na íntegra a entrevista:
Ela explicou que o estudo começou com o surto do Zika no Brasil, o que fez com que toda comunidade científica se mobilizasse pra entender a relação do vírus com a microcefalia. Foi quando os pesquisadores perceberam que o Zika tem preferência por células-tronco neurais, presentes no estágio fetal dos bebês. O próximo passo foi observar que o vírus também infectaria os tumores embrionários do sistema nervoso central, cujas células têm características de células-tronco.
“O estudo começou com as células que nós isolamos, de pacientes do Hospital das Clínicas, e nós vimos que em apenas três dias o vírus era capaz de destruir 100% das células tumorais”, afirmou Carolini Kaid.
Ela contou que, numa segunda fase da pesquisa, o uso do vírus no tratamento chegou a uma remissão total do tumor e, em alguns casos, remissão da metástase.
O resultado do estudo foi publicado na revista “Cancer Research”, a mais representativa da área em todo o mundo.
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya