Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nova molécula pode representar tratamento mais eficiente contra malária

Pesquisador explica em que fase se encontra o estudo e quando o medicamento poderá estar disponível

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 19/07/2018 - 16:40

O Tarde Nacional desta quarta-feira (18) falou sobre uma nova molécula, sintetizada em laboratório, que é uma forte candidata para tratamento contra a malária. O entrevistado foi o professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e um dos responsáveis pelo estudo, Rafael Guido.

O trabalho do pesquisador foi, basicamente, partir de uma molécula encontrada no ambiente natural em que já teve os efeitos contra a doença comprovados e aumentar a sua potência. "Quanto mais potente for a molécula, menor a dose do fármaco que será necessário administrar para ter efeito", explica. "Se a gente consegue administrar pequenas quantidades para ter o mesmo efeito também diminuimos os riscos de haver efeitos coleterais." Rafael ressaltou, ainda, a importância da pesquisa, tendo em vista que a malária está entre as doenças que mais matam no mundo.

Clique no player e ouça a entrevista:

Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

 

Criado em 19/07/2018 - 16:58

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa