O Tarde Nacional desta quarta-feira (18) falou sobre uma nova molécula, sintetizada em laboratório, que é uma forte candidata para tratamento contra a malária. O entrevistado foi o professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e um dos responsáveis pelo estudo, Rafael Guido.
O trabalho do pesquisador foi, basicamente, partir de uma molécula encontrada no ambiente natural em que já teve os efeitos contra a doença comprovados e aumentar a sua potência. "Quanto mais potente for a molécula, menor a dose do fármaco que será necessário administrar para ter efeito", explica. "Se a gente consegue administrar pequenas quantidades para ter o mesmo efeito também diminuimos os riscos de haver efeitos coleterais." Rafael ressaltou, ainda, a importância da pesquisa, tendo em vista que a malária está entre as doenças que mais matam no mundo.
Clique no player e ouça a entrevista:
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.