Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a medicina de precisão

Segundo especialista, exames personalizados, incluindo análise genômica, estão cada vez mais acessíveis

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 20/08/2018 - 17:50

O Tarde Nacional desta segunda-feira (20) falou sobre a medicina personalizada, também conhecida como medicina de precisão. O entrevistado foi o oncologista e membro do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marcelo Cruz.

O tema é relativamente novo, mas diz repeito à melhora nos métodos de tratamento e prevenção de diversos tipos de doença, entre elas o câncer, o diabetes e a depressão. “A gente quer individualizar cada vez mais a visão do paciente, de acordo com variações genéticas e mesmo variações ambientais e de estilo de vida. Hoje, nós tratamos um paciente com base no tipo de doença que ele tem, mas a gente também tem que levar em consideração que os hábitos de vida e o conjunto de genes e formação biológica de uma pessoa é completamente diferente de outra”, explicou Cruz.

Segundo ele, as tecnologias vêm evoluindo rapidamente e os exames, incluindo análise genômica, têm ficado cada vez mais baratos e acessíveis. “A gente precisa entender a realidade do País e onde nós já podemos incluir esses testes, alguns deles de baixo custo, pra que na ponta do tratamento a gente reduza o custo relacionado à seleção do medicamento, a efeitos colaterais e até a internações”.

Clique no player acima e ouça a entrevista.

O Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 20/08/2018 - 17:57

Mais do programa