E possível ensinar empatia para as crianças? Para responder a esta e outras questões, o Tarde Nacional - Amazônia conversou com a coordenadora-pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Marista Anjo da Guarda, em Curitiba (PR), Celize Ogg Nascimento.
Segundo Celize, a empatia - que é se colocar no lugar do outro - pode ser ensinada, ao contrário de outros sentimentos. "Falar a palavra empatia com as crianças é muito longe da significação que elas conseguem dar. Então é trazer para o cotidiano, para situações práticas, mostrando as possibilidades que ela tem de se colocar no lugar do outro. E sentir junto com o coleguinha", esclarece a coordenadora.
Celize dá dicas como, ouvir diariamente a criança conversando com ela sobre seus sentimentos. A leitura também é outro importante aliado neste processo. "A literatura vem a serviço de muitos sentimentos. Porque a criança através da vida do personagem, ela acaba reproduzindo e elaborando as coisas que ela tem na vida dela real através da fantasia. Não é incomum a criança pedir muitas vezes para os pais lerem repetidas vezes a mesma história ou assistir ao mesmo filme muitas vezes", resume Celize.
Acompanhe a entrevista completa no player abaixo:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.