O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (1.) traz dicas para um carnaval mais sustentável e consciente neste feriadão prolongado. Sabe aquela fantasia que está esquecida no guarda-roupa? Que tal reciclá-la? Juliana Maya conversou com a Larissa Kurokai, do Instituto Akatu, sobre dicas de consumo para os foliões que irão curtir a programação.
"Acho que a maior problema do carnaval hoje é a geração de resíduos. É uma quantidade muito absurda. Só em 2018, em SP foram gerados quase 1 mil toneladas de resíduos. Isso é um número muito assustador pois a maioria desses resíduos não são enviados para reciclagem. Então o primeiro passo é a gente ter a consciência desse impacto que é gerado numa época de celebração e de folia", observa a analista de conteúdo do Instituto.
Na entrevista, ela alerta também para o uso do glitter que usa micro plásticos que vão parar nos oceanos e aconselha o uso de confetes de folhas secas além de alternativas para os adereços. "Nesse periodo a gente vê também um consumo muito alto de alimentos embalados, bebidas, copinhos de água que vão ser descartados. Então, às vezes a gente sabe, quer ter a consciência de jogar o lixo no lixo, mas ele está sobrecarregado. A nossa recomendação é levar um saquinho com você e até copos dobráveis", acrescenta Larissa.
Acompanhe a entrevista completa no player abaixo:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.