No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), o programa apresentou os indicadores de água e esgoto das cem maiores cidades brasileiras. Os dados completos constam do Ranking do Saneamento Básico no Brasil, divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil.
O relatório aponta também para perdas de água e investimento. Sobre o estudo e os desafios encontrados, Juliana Maya conversou com o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.
Ouça a entrevista no player abaixo:
"Nesse ranking, a gente considera vários indicadores para que a gente possa chegar numa posição da cidade comparativamente às outras 99. São as 100 maiores cidades em população. Então, a gente tem reparado que um grupo de cidades tem avançado muito, chegando muito próximo da universalização. Levando água potável, a coleta e o tratamento de esgoto para quase todos os moradores. Enquanto há outro grupo enorme de cidades onde o avanço tem sido muito pouco", explicou Édison.
O presidente afirmou ainda que somente 11% da região Norte tem hoje coleta de esgoto. Ou seja, jogam diretamente no rio, a céu aberto ou em fossas.
Ele lembrou que o assunto é pouco falado em escolas. "A gente precisa ensinar isso nas escolas, para que as crianças preservem [a água]", acrescentou.
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.