Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Dia Mundial da Água, Tarde Nacional fala sobre ranking do Saneamento Básico no Brasil

Só na região Norte, apenas 11% da população tem coleta de esgoto. Relatório aborda ainda as perdas de água e a falta de investimentos

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 22/03/2019 - 13:00

No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), o programa apresentou os indicadores de água e esgoto das cem maiores cidades brasileiras. Os dados completos constam do Ranking do Saneamento Básico no Brasil, divulgado recentemente pelo Instituto Trata Brasil.

O relatório aponta também para perdas de água e investimento. Sobre o estudo e os desafios encontrados, Juliana Maya conversou com o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

"Nesse ranking, a gente considera vários indicadores para que a gente possa chegar numa posição da cidade comparativamente às outras 99. São as 100 maiores cidades em população. Então, a gente tem reparado que um grupo de cidades tem avançado muito, chegando muito próximo da universalização. Levando água potável, a coleta e o tratamento de esgoto para quase todos os moradores. Enquanto há outro grupo enorme de cidades onde o avanço tem sido muito pouco", explicou Édison.

 

O presidente afirmou ainda que somente 11% da região Norte tem hoje coleta de esgoto. Ou seja, jogam diretamente no rio, a céu aberto ou em fossas. 

Ele lembrou que o assunto é pouco falado em escolas. "A gente precisa ensinar isso nas escolas, para que as crianças preservem [a água]", acrescentou.

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Criado em 21/03/2019 - 16:50 e atualizado em 22/03/2019 - 15:00

Mais do programa