O município de Parintins, no interior do Amazonas, já está preparado para a 54ª edição do Festival Folclórico de Parintins, que começa nesta sexta-feira (28) e termina no domingo (30). Tão grandioso quanto o carnaval, o Festival espera receber 65 mil turistas este ano, o que é mais da metade da população da cidade. Para falar mais sobre o evento, Juliana Maya conversou com o Secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo.
Segundo ele, a operação para o Festival envolve mais de mil servidores do governo. Sem falar na geração de empregos do Boi Garantido e do Boi Caprichoso, que se revezam no Bumbódromo. E quanto a hospedagem? Há hospedagens familiares e até algumas embarcações que recebem esse turista. "É uma economia muito importante!", observa o secretário.
Sobre a importância do Festival que não deixa de lado a cultura popular, ele diz: "é encantador ver isso. O quanto as pessoas amam o seu boi, prezam pela rivalidade mas respeitam acima de tudo a festa e os colegas que tem a opção pelo boi contrário. Quando vê a batida sente no coração".
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.