Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe o que são doenças raras?

De acordo com a OMS, existem oito mil tipos de doenças raras no mundo. Saiba como identificar

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 14/06/2019 - 13:00

O Tarde Nacional - Amazônia desta sexta-feira (14) fala sobre as causas, tratamentos, diagnósticos e prevenção das chamadas doenças raras. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem oito mil tipos de doenças raras no mundo. A grande maioria - 80% - tem origem genética, e por isso, não são curáveis. Mas algumas possuem tratamentos que amenizam ou retardam os sintomas. 

Sobre este assunto, Juliana Maya bateu um papo com a dra. Juliana Ferraz Sallum, que é professora afiliada do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em Oftalmologia e Genética Clínica. Você sabia, por exemplo, que a hemofilia é uma delas? Outras doenças raras são aquelas detectadas pelo teste do pezinho.

"A gente considera uma doença rara quando a presença dela na população é para um número muito pequeno de pessoas. Então, em geral, são doenças (que acometem) uma pessoa a cada mil pessoas. Muita dessas doenças raras são genéticas, cerca de 80%. Mas tem várias que são infecciosas, autoimunes, são coisas não muito frequentes na população. Como é uma doença rara, o médico pode até não ter visto, então fica difícil o diagnóstico", afirma a especialista.

Ainda segundo a médica, hoje, com o avanço da medicina, é possível fazer o diagnóstico de mais situações e entender um pouco mais o que são essas doenças. Sobre o tratamento, ela diz que como muita são genéticas busca-se o tratamento genético. Para Juliana, alguns tratamentos ainda estão em fase de pesquisa. 

Confira a entrevista completa no player abaixo:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 14/06/2019 - 18:05 e atualizado em 14/06/2019 - 18:04

Mais do programa