Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você conhece a "neuróbica ou ginástica do cérebro"?

Segundo cientista social, a interação social, alimentação de qualidade, sono de qualidade e estímulos novos ajudam o cérebro

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 25/07/2019 - 13:00

Você já ouviu falar no termo "neuróbica ou ginástica do cérebro"? A prática nada mais é do que uma série de exercícios e testes para manter o cérebro mais ágil e saudável. Sem falar que eles ainda podem evitar a perda da memória e a redução de doenças cognitivas como Alzheimer e a demência.

Mas será que todo mundo pode fazer? Segundo a cientista social e diretora acadêmica do Método Supera, Solange Jacob, em entrevista ao programa Tarde Nacional - Amazônia: "temos que aprender a ver como cérebros, não limitando-se a idade". 

Sobre esta abordagem, ela ensinou algumas técnicas para oxigenar os nossos neurônios. Como, por exemplo: chegar em casa por um caminho diferente, usar a mão que você não está acostumado, fechar os olhos e dizer 5 coisas que estão ao seu redor, vestir-se de olhos fechados, entre outros. Enquanto o que nós fazemos no dia a dia é agir automaticamente, sem muitas descobertas e aprendizados. A grande pergunta, segundo ela é: "Como eu tiro o meu cérebro da zona de conforto?". Mas estas ações automatizadas são importantes para não perdemos muita energia. 

Portanto, são tarefas comuns que podemos utilizar na nossa rotina. Sobre as palavras-cruzadas, que muitos perguntam, ela disse que ajuda o cérebro sim. Solange recomendou ainda a leitura como um bom exercício, inclusive, para a saúde mental. 

Confira a entrevista completa no player abaixo:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

Criado em 25/07/2019 - 18:12 e atualizado em 25/07/2019 - 18:12

Mais do programa