Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como deve ser uma consulta ginecológica segura

Médico explica passo a passo do atendimento, que deve ser acolhedor e respeitoso

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 08/08/2019 - 17:38

O Tarde Nacional - Amazônia desta quinta-feira (8) falou sobre como deve ser uma consulta ginecológica segura. O entrevistado foi o presidente da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Dr. César Fernandes.

Durante a conversa, Fernandes explicou que a atuação do ginecologista vai além da sua especialidade, sendo o responsável pelos cuidados gerais com a saúde da mulher. Geralmente, é ele o primeiro profissional a ouvir da paciente suas questões sobre relacionamento, distúrbios de humor, obesidade, etc., numa atenção primária da saúde. Ele é o médico que vai acompanhar a mulher pelo resto da vida.  

O entrevistado detalhou todas as etapas de uma consulta ginecológica e descreveu de forma bem didática como são feitos os exames. De acordo com ele, é muito importante explicar para a paciente os procedimentos que serão realizados para que ela entenda e dê seu consentimento para a realização ou não do mesmo.

Dr. César ressaltou ainda que a relação entre médico e paciente, em qualquer momento da vida, deve ser absolutamente respeitosa e acolhedora. E alertou que a mulher que se sentir desrespeitada por condutas inadequadas deve denunciar.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

Criado em 08/08/2019 - 17:52

Mais do programa