O Tarde Nacional – Amazônia desta quarta-feira (30) falou sobre a osteoporose e o lançamento da ferramenta online “Verificação de Risco de Osteoporose”. Criada pela International Osteoporosis Foundation (IOF) com o apoio da Federação Brasileira das Associações de Ginecologistas e Obstetras (Febrasgo), o serviço tem o objetivo de ajudar as pessoas a identificar fatores de risco da doença e se prevenir. A entrevistada foi a Presidente da Comissão Especializada em Osteoporose da Febrasgo, Adriana Orcesi.
Além de destacar a funcionalidade da ferramenta, a especialista esclareceu as causas, os principais meios de prevenção e como funciona o tratamento da osteoporose. Para ela, ao contrário do que muitos pensam, os cuidados para evitar a doença começam na infância, que é quando os ossos crescem e o cálcio que utilizamos durante o resto da vida é armazenado. Por isso a importância de se iniciar a prevenção desde cedo, por meio de uma alimentação balanceada, rica em cálcio e vitamina D, e da prática de exercícios físicos.
Sobre o site, Adriana explicou ainda que, partindo de um breve questionário, a ferramenta analisa as chances de o paciente desenvolver a doença. Porém, ela alerta que esses resultados não são mais precisos que exames médicos e devem ser analisados por um profissional.
“O intuito da verificação de risco é só fazer com que o paciente crie consciência dos riscos e a partir daí busque a ajuda de um profissional e se previna”, ressaltou ela.
Confira a entrevista completa no player abaixo:
O Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, pela Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.