No Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher (25), o programa Tarde Nacional Amazônia tratou sobre o "Mapa do Acolhimento", serviço que funciona como uma ponte entre mulheres que sofreram algum tipo de violência de gênero e profissionais que possam acolhê-las e orientá-las. A entrevistada foi a coordenadora da plataforma, Larissa Schmillevitch.
Segundo ela, a plataforma foi criada em 2016 e possui mais de 2500 voluntárias das áreas de psicologia e direito espalhadas por todos os estados brasileiros. Elas já atenderam mais de 4,8 mil pedidos de ajuda por meio do site.
“O acolhimento é a coisa mais importante em casos de violência contra a mulher. Sendo assim, nossa plataforma também presta apoio para que essas mulheres fiquem mais empoderadas a respeito das leis e direitos que possuem, facilitando a busca pelo atendimento.”, destacou Larissa.
A coordenadora do Mapa do Acolhimento ressaltou ainda a necessidade de mais voluntárias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de ajuda financeira para que sejam realizadas melhorias no serviço. Por fim, Larissa frisou que
O atendimento é anônimo e gratuito, sendo feito por meio do site www.mapadoacolhimento.org.
Confira a entrevista completa no player abaixo:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.