Na véspera da Black Friday (29), o Tarde Nacional - Amazônia falou sobre consumismo, seus malefícios e formas de se combater esse tipo de comportamento. O entrevistado foi o Pós-doutor no departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Marcos Sorrentino.
Ele explicou que, após o atendimento das necessidades básicas, boa parte do consumo é pautado por emoções e sentimentos que precisam ser supridos de alguma forma. Segundo o especialista, a estratégia usada pelo mercado é justamente a de fazer com que as pessoas acreditem que consumindo determinado bem, elas serão mais felizes.
Marcos destacou que enfrentar esse problema significa dar mais atenção a si mesmo e às crianças, buscando mais tempo em família, contato com a natureza e criando o hábito de refletir e conversar com os familiares sobre objetivos de vida, felicidade e propósitos existenciais. Para ele, essas simples mudanças de atitude podem melhorar o estilo de vida e ajudar a combater o consumismo.
Quer saber mais? Então ouça a entrevista completa no player abaixo:
O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.