Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Neurologista explica o que é Mutismo Seletivo

Conhecido também como Transtorno da Comunicação, mutismo costuma acontecer entre os 4 e 8 anos de idade

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 17/12/2019 - 13:00

O Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (27) conversou sobre mutismo seletivo. Você sabe o que é isso? Quem explica este assunto é o pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber, Clay Brites. Segundo ele, o mutismo eletivo pode ser chamado também de Transtorno da Comunicação Social. Ela ocorre quando a criança passa a não falar em determinados lugares ou com determinadas pessoas. Ou seja, ela passa a escolher com quem ela conversa ou responde.

De acordo com o pediatra, a criança está bem até que um fator em casa ou na escola faz com que ela pare de falar num determinado ambiente onde ela se sente mal, insegura, com medo e ansiosa. Então, geralmente o mutismo acontece com crianças que são ansiosas. Crianças que naturalmente tem um certo medo, um certo receio, uma certa insegurança em ambiente social.  

Em quais casos acontecem essas situações estressantes? Na análise do neurologista essas crianças já tem uma certa tendência a ter distúrbios psiquiátricos no futuro. Daí, a necessidade encaminhá-las para uma avaliação neuropsicológica ou pediátrica para serem adequadamente avaliadas sobre o mutismo e entender como é a personalidade de cada criança.

Na entrevista, Brites aponta as semelhanças entre mutismo e timidez. Mas o que os pais devem fazer para ajudar a criança que está em sofrimento? Entre as propostas, o especialista recomenda métodos de redução de estresse e até remédios para ansiedade. Pais superprotetores também costumam levar a isso.

Acompanhe a entrevista completa no player:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 17/12/2019 - 15:38 e atualizado em 17/12/2019 - 15:34

Mais do programa