Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as doenças mais transmitidas pelos pombos

Entre as enfermidades, a mais grave é a meningite por Cryptococcus

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 17/12/2019 - 13:00

O Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (10) falou sobre os riscos à saúde causados pelo contato com os pombos. Quem conversou com Juliana Maya sobre o assunto foi o infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Flávio de Queiroz Telles. Ele é professor associado do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Segundo ele, as doenças mais graves são causadas pelas fezes dos pombos, que se acumulam no meio ambiente. Nesses dejetos, crescem alguns microrganismos como fungos, que podem trazer riscos à saúde. Entre as enfermidades transmitidas estão doenças alérgicas, pneumonia e meningite por Cryptococcus - um fungo que se desenvolve em ambientes ricos em fezes de pombos e de outras aves (qualquer ave que deposite fezes em grande quantidade no solo). O infectologista explicou que a transmissão se dá pela inalação da poeira contendo as fezes secas, desidratadas pela luz solar.

De acordo com o professor, apesar de outras aves também transmitirem a doença, o risco é maior com pombos porque eles têm uma população enorme nas cidades.

 

"O homem deixa alimento, comida, lixo... A cidade oferece reservatório de água onde eles bebem. E como eles não têm predadores, aumentam muito em população e seus dejetos que trazem riscos à saúde humana. “O pombo não tem culpa nenhuma!”, acrescentou.

 

Flávio explicou ainda que para controlar uma população de pombos é necessário lembrar dos "4 As": acesso, abrigo (local onde o pombo constrói o ninho), água e alimento.

 

“Se você não resolve isso, não adianta”, frisou o entrevistado.

 

Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.   

Criado em 17/12/2019 - 15:08 e atualizado em 17/12/2019 - 15:07

Mais do programa