Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista fala sobre consumo de álcool na juventude

Autoconhecimento pode ser a chave para combater o consumo abusivo

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 18/02/2020 - 14:30

O Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (18) falou sobre os prejuízos causados pelo consumo de álcool, especialmente entre jovens e adolescentes. A entrevistada foi a educadora e idealizadora do projeto "Antes da Saideira", Isabela Collares.

Ela falou dos fatores que acabam levando as pessoas ao consumo desse tipo de bebida. No caso de jovens e adolescentes, Isabela afirmou que a necessidade de se sentir aceito acaba sendo mais um impulso em direção ao álcool. 

“Muitos começam a fazer uso do álcool somente para se sentirem pertencentes ao grupo que frequentam. Porém, é importante lembrar que cada ser humano é único, tentar seguir um padrão inibe aquilo que é mais precioso, nossa autenticidade” ressaltou Isabela. 

A educadora falou que muitos jovens usam o álcool na tentativa de reprimir uma personalidade triste ou tímida para vestir uma “máscara social” de felicidade, extroversão e animação geradas pela bebida.

Isabela destacou que o autoconhecimento pode ser a chave para diminuir ou até mesmo inibir o consumo do álcool na juventude, mas que isso só é possível se os jovens enxergarem o seu próprio valor na construção de uma sociedade.

“O potencial de construção (do jovem) em uma sociedade é muito grande, mas ele só vai ser reconhecido a partir do momento que a pessoa ficar lúcida e se reconhecer. Eu não consigo me conhecer se eu não estiver lúcida”  destaca a educadora.

Confira a entrevista completa no player abaixo:

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.    

Criado em 28/02/2020 - 18:42 e atualizado em 18/02/2020 - 14:30

Mais do programa